abril 19 2013 0Comentário

Direitos Humanos à Alimentação Adequada

Direitos Humanos à Alimentação Adequada

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 1948 com ideal comum, na qual todos os povos e raças devem se esforçar a fim de que todos os indivíduos promovam mediante o conhecimento, o ensino e a educação, o respeito a esses direitos de liberdades.

Os Direitos Humanos são direitos inerentes à qualidade de ser humano. São personalíssimos, universais, inalienáveis e interdependentes, cujo processo de construção está em constante aperfeiçoamento, estabelecendo condições mínimas para o desenvolvimento da personalidade humana.

Convenção dos Direitos da Criança.

Hoje, sabe-se que os efeitos da fome em uma criança são muito piores que se imaginava. Nos primeiros 36 meses de vida, a fome macula a vida do indivíduo pra sempre. A vulnerabilidade de determinadas doenças, a deficiência da capacidade intelectual, marcam de forma permanente a vida da criança. Além de violar a dignidade da pessoa humana, isso afeta para sempre o seu desenvolvimento físico e intelectual.

Fome oculta.

Hoje pode se disser que uma pessoa que come compulsivamente, come demais, pode ser explicado porque ela não encontra na unidade alimento-padrão os nutrientes que seu organismo necessita. Isso se chama fome oculta.

Para se ter uma ideia, em 2005, 852 milhões de pessoas padeciam de fome crônica nos países em desenvolvimento, sendo que, deste percentual, 37 milhões de pessoas viviam em países industrializados e altamente desenvolvidos, conforme estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Vale mencionar, ainda, que cerca de 2 bilhões de pessoas sofrem de fome oculta, sobretudo, mulheres, com deficiência de ferro e de outros micronutrientes. A fome oculta, também conhecida como fome crônica, ocorre quando o indivíduo, em sua alimentação diária, não ingere alimentos necessários para a manutenção de seu organismo, não propiciando energia necessária para a realização de suas atividades diárias.

 

Reprodução permitida:

Apoio:

  • Radio Compartilhando o Saber.
  • Tecnologia da comunicação:

Levar ao público em geral informações sérias não tendenciosas, geradas por instituições ou pessoas que realmente se preocupam com a qualidade do conhecimento e acreditam que estes devem ser para todos.

Contato:

orlando@omelhordanatureza.com.br

www.facebook.com/orlando.vettorazzo

(11) 9 8926-1683 TIM / (11) 2154-2419 Fixo

Skype: omelhordanatureza

Gostou? Deixe seu comentário!