abril 19 2013 0Comentário

O que é Naturopatia

O que é Naturopatia?

O termo naturopatia surgiu da junção das palavras Naturo (Natural) e Patia (entende-se “tratamento de desarmonias”). A naturopatia engloba um conjunto de saberes e técnicas que se referem às práticas naturais de tratamento e harmonização corporal através de recursos da natureza, da ecologia, as terapias orientais e ocidentais com o objetivo de prevenir, manter, promover e recuperar a saúde, o bem estar e a qualidade de vida.
A Naturopatia não surgiu das técnicas ou conceitos, ela advém dos antigos métodos Gregos, adotados por Hipócrates, Galeno e Avicena. Tal medicina foi crescente no século XVII, com o nome de Vitalismo. Derivados desta filosofia surgiram várias terapias que comprovaram a eficiência do Vitalismo.  Na virada do século XVIII o Vitalismo começa a sofrer embates com a medicina Alopata que florescia na Europa. Diversas terapias foram ficando a margem da medicina convencional, entrando em extinção enquanto que outras, simplesmente fixaram as terapias naturais. A Homeopatia, terapia revolucionária defendida por Samuel Hanneman (terapia dos semelhantes) desenvolveu um escopo de teoremas afirmando e comprovando a eficácia da Vix Medicatrix Naturae de Hipócrates, entretanto, a medicina vigente não aceitava tal terapia. Mais tarde alguns médicos e cientistas da Alemanha, Áustria, Polônia defenderam a homeopatia como ciência médica, onde sua filosofia trazia raízes dos antepassados médicos e comprovava a existência de uma força no organismo humano até então, 1860 não conhecida.
Logo em seguida após 1860, a Apotherapia ressurge com Ambrósio Paré e passa a ser aceita com P.H.Ling em 1813 que troca o nome para Massoterapia ou sistema Sueco de Massagem Médica.  A Massoterapia desenvolvida em Estocolmo Suécia, era uma inovação, diferente de tudo que os vitalistas tinham visto nos anos de 1820-1890. O método de Ling apesar de ser observado que promovia modificações fisiológicas que também até então 1820, não eram compreendidas passaram a ser estudadas por Dr.Mazger em 1860, que passou a levar a massoterapia para a medicina, entretanto, outro grupo, seguidor de P.H.Ling leva a massagem para os Naturopatas ou vitalistas. Tais homens como Boris Chaitow, Stanley Lief e John Cyriax e Bhraun. Iriam elevar a massagem científica à frente e com a visão naturopata.
Em meados dos anos de 1920 os naturopatas ressurgem, mas com uma nova proposta, trabalhando com ferramentas sofisticadas trazendo os conceitos vitalistas e unificando técnicas. Alguns Quiropraticos denominados de puristas como John McTimoney agregam os valores da naturopatia, defendidos por D.D.Palmer (criador da Quiropraxia).

A Naturopatia tem consciência de que para o indivíduo sentir-se bem e estar plenamente saudável não basta apenas à ausência de sintomas e realizar os exames normais, mas sim um equilíbrio entre: Corpo, Mente e Emoções. Em Naturopatia o princípio e a crença do poder inato, força vital ou ainda energia sistêmica é fundamental ,pois todos os métodos funcionam nesta perspectiva. Acredita-se que o corpo é capaz de enfrentar e se recuperar de alguma doença, graças a homeostase, que é a tendência natural do organismo de se auto equilibrar.

O poder de cura da natureza é auto-organizado, inteligente e inerente aos seres vivos e os recursos da Naturopatia auxiliam nesse processo de volta ao equilíbrio.

ABRAMC “Um novo conceito em saúde”

www.abramc.org.br

 Reprodução permitida:

www.omelhordanatureza.com.br

orlando@omelhordanatureza.com.br

Contatos: Fixo. 11 – 4563-5831

Whats App – 11 – 9 8926 1683    

Gostou? Deixe seu comentário!