abril 22 2013 0Comentário

Vitaminas na cor

As vitaminas na cor dos alimentos.

As vitaminas são dignas do nome dado, em 1911 pelo bioquímico polonês Casimir Funk (1884 – 1967). Vita, em latim, significa vida.  As vitaminas são simplesmente substâncias orgânicas necessárias à vida.

Delas depende nossa vitalidade física e mental, melhoram a inteligência e prolongam a vida.

As vitaminas estão presentes em mínimas quantidades em todos os alimentos, sendo eles, portanto, a fonte natural de onde as obtemos. Por mais importantes que sejam as vitaminas, elas não funcionam, e nem podem ser assimiladas sem ajuda dos minerais.  Embora o organismo consiga “sintetizar” várias vitaminas, ele não pode produzir um único mineral. (Do livro Vitaminas – Guia Prático das propriedades e aplicações – Earl Mindell – R. Ph, Ph. D). E sem minerais, creia, a vida seria impossível. 

As vitaminas na cor dos alimentosAs cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.  Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.

 Alimentos Vermelhos – Fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória previne o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, encontrado em alguns destes alimentos, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Principais fontes: Acerola, Cebola Vermelha, Cereja, Ciriguela, Goiaba Vermelha, Maçã, Melancia, Morango, Pêra Vermelha, Pimenta, Pimentão Vermelho, Rabanete, Romã, Tomate e Uva Vermelha.

 

Alimentos Amarelos – Assim como os Vermelhos, e de cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricosem vitamina C, que é um excelente antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

Principais fontes: Abacaxi, Abóbora, Ameixa Amarela, Batatas, Batata Doce, Caju, Carambola, Caqui, Cenoura, Damasco, Gengibre, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Mexerica, Moranga, Melão, Milho, Nectarina, Pêssego, Pimentão Amarelo, Sapoti e Tangerina.

 

Alimentos Roxos – Contêm niacina (vitamina B3), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento.

Principais fontes: Alcachofra, Almeirão Roxo, Alface Roxa, Alho Roxo, Ameixa Preta, Amora, Azeitona Preta, Batata Roxa, Berinjela, Beterraba, Cebola Roxa, Figo Roxo, Framboesa, Jabuticaba, Jamelão, Lichia, Repolho Roxo e Uva Roxa.

 

Alimentos Verdes – Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Principais fontes: Abacate, Abobrinha, Acelga, Almeirão, Alface, Azeitona Verde, Brócolis, Cebolinha, Coentro, Couve, Couve de Bruxelas, Chuchu, Ervilha, Jiló, Kiwi, Limão, Maxixe, Mostarda, Pepino, Pimentão Verde, Quiabo, Repolho, Salsa, Uva Verde e Vagem.

 

Alimentos Brancos – Se encontram as vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Principais fontes: Aipim, Aipo, Alho, Alho-Poró, Aspargo, Banana, Batata Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Graviola, Inhame, Nabo, Pera e Pinha.

 

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