abril 22 2013 0Comentário

Procurando um namorado

Poderíamos dizer que ficam procurando um namorado.

O que são os temíveis radicais livres.

Eles aparecem sempre, desde o primeiro instante depois do nascimento, cada vez que respiramos.

O que caracteriza um radical livre é o número impar de elétrons aquelas partículas do átomo que ficam girando em torno do seu núcleo como planeta ao redor do sol.

Elétrons, de modo geral, só estão bem se têm um par (poderia dizer que ficam procurando um namorado). Quando isso não acontece – como no caso do radical livre, em que uma partícula fica girando sozinha, a molécula vai roubar um elétron do primeiro que encontrar pela frente, para formar uma dupla. Pode seqüestra-lo da membrana celular, por exemplo. Ou pior: do núcleo, onde ficam os genes. Depois de ter sido muito atacada, a célula fica enfraquecida e começam os desequilíbrios biológicos normais e causando uma serie de males a nossa saúde/vida.

Hoje devido hábitos poucos saudáveis de nossa sociedade, muitos desequilíbrios começam de precocemente surgindo os temíveis radicais livres. Hábitos poucos saudáveis que aumentam a formação dos radicais livres podemos incluir: Fumar, poluição do meio ambiente, álcool, radiação, incluindo a exposição excessiva à luz do sol, alimentos maturados e fermentados, drogas, uma alta ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas, estresse e os hormônios do estresse.

O que podemos fazer para diminuir, limitar e até mesmo evitar a formação de Radicais livres.

Os antioxidantes são substâncias que limpam o corpo de moléculas de oxigênio nocivas conhecidas como radicais livres as quais se atribuem várias doenças.

Hoje os cientistas têm certeza de que os RADICAIS LIVRES estão por trás do processo de envelhecimento e de todas as doenças degenerativos ligados a ele.

Quando se diz que um alimento é antioxidante, isso significa que ele é capaz de doar elétrons para as moléculas nocivas, acabando com sua necessidade de lesar o organismo.

Os antioxidantes estão em praticamente todas as frutas e legumes, cereais, ômegas, óleos extraidos a frio. Sempre que possível mantenha uma alimentação mais próxima possível de seu estado natural/integral.

OBS: A acumulação de toxinas no sistema corporal/mental acelera o envelhecimento. 

Reprodução permitida:

Apoio:

  • Radio Compartilhando o Saber.
  • Tecnologia da comunicação:

Levar ao público em geral informações sérias não tendenciosas, geradas por instituições ou pessoas que realmente se preocupam com a qualidade do conhecimento e acreditam que estes devem ser para todos.

Contato:

orlando@omelhordanatureza.com.br

www.facebook.com/orlando.vettorazzo

 

Contatos: Fixo. 11 – 4563-5831

Whats App – 11 – 9 8926 1683    

Gostou? Deixe seu comentário!