abril 22 2013 0Comentário

Ar e saúde

Comparando o ar que circula em matas, parques e praias com os do centro de uma grande cidade, podemos perceber facilmente como são diferentes.

O ar das cidades grandes é impregnado de gases tóxicos e de fuligem, que saem das chaminés das fabricas e do escapamento de veículos automotores.

Geralmente nos parques, nas matas e em algumas praias não existem fontes poluentes do ar.

Atmosfera: camada protetora da Terra.

Conceito: é a massa de ar que envolve a Terra. Sem essa massa de ar não existiria vida no planeta. A atmosfera: Ameniza os efeitos dos raios solares sobre a Terra;

Contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitam o desenvolvimento da vida; Impede que nosso planeta seja diretamente atingido por meteoritos.

Alem disso, essa massa de ar fornece o gás carbônico (CO2) para a fotossíntese dos vegetais e também o gás oxigênio para a respiração dos seres vivos em geral.

Vale ressaltar que a atmosfera tem aproximadamente1000 Kmde espessura, e ela é uma imensa camada de gases que envolvem a Terra. Esses gases se formam a partir das transformações químicas e físicas que deram origem ao nosso planeta.

Camadas atmosféricas  A atmosfera é formada por cinco camadas sucessivas cada uma com suas próprias características. São elas a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a exosfera e a termosfera.

 

Reprodução permitida:

 

Levar ao público em geral informações sérias não tendenciosas, geradas por instituições ou pessoas que realmente se preocupam com a qualidade do conhecimento e acreditam que estes devem ser para todos.

Contato:

orlando@omelhordanatureza.com.br

www.facebook.com/orlando.vettorazzo

Contatos: Fixo. 11 – 4563-5831

Whats App – 11 – 9 8926 1683    

 

Gostou? Deixe seu comentário!