abril 22 2013 0Comentário

Doenças causadas por bactérias

Bactérias são agentes de doença transmitidas pelo ar, como o sarampo, a catapora, meningite, pneumonia, gripe e etc. Por isso, devemos tomar algumas medidas para evitar contaminação; de maneira geral, essas medidas são:

Lavar sempre copos, talheres e toalhas antes de usá-las;

Lavar as mãos todas as vezes que chegarmos em casa, lembre-se que, enquanto permanecemos na rua, estamos em contato constante com o ar poluído e as mãos podem trazer muitos micróbios para dentro de casa. Tomar todas as vacinas prescritas pelos médicos; esta é a melhor proteção contra algumas doenças. Para exemplificarmos, veremos duas doenças causadas por bactérias do ar: Tuberculose e Meningite.

 

Tuberculose – doença provocada pelo bacilo de Koch, ataca tanto o ser humano quantos aos outros animais. A tuberculose é transmitida de pessoas doentes para pessoa sãs, principalmente pela tosse. Ao tossir, a pessoa doente joga no ar gotículas de secreção vinda dos pulmões e contendo o bacilo vivo. Ao inspirar, a pessoa sã carrega essas gotículas para seu organismo, adquirindo a doença.

A prevenção é feita com a vacina BCG.

 

Meningite meningocócica – doença que ataca as meninges.

Pessoas com meningite devem ser imediatamente hospitalizadas e isoladas dos outros, pois se trata de uma doença contagiosa transmitida pelo ar. O contagio se dá por vias respiratórias. A vacinação é um meio eficaz para evitar que a meningite se alastre numa cidade. As doenças causadas por bactérias podem ser combatidas com antibióticos, como a penicilina e a tetraciclina.

 

Doenças causadas por vírus no ar.

As doenças causadas por vírus são chamadas viroses. Veremos algumas viroses, cuja contaminação se dá pelo ar: gripe, poliomielite e sarampo. Gripe – é uma virose mais comum. Infecção altamente contagiosa, a gripe provoca distúrbios no aparelho respiratório. Para combater a doença, devem-se tomar medidas para aumentar as defesas do organismo, dentre tantos citamos:  Evitar contato direto com pessoas gripadas; Usar lenço ao tossir ou espirrar, para não contaminar as pessoas.

 

Caxumba – alem de contaminação pelo ar, esta é uma doença que também pode ser transmitida por objetos contaminados. Há controle por vacinação.

 

Poliomielite – mais conhecida como paralisia infantil. Alem da contaminação pelo ar, pode-se contrair a doença por alimentos e  objetos contaminados. A pessoa contaminada pelo vírus pode ficar com alguma deficiência física. Há vacina contra essa doença.

 

Sarampo – o vírus do sarampo penetra pelas vias respiratórias e alastra-se pelo corpo. Essa doença afeta principalmente crianças que, uma vez doente, devem receber o necessário acompanhamento medico. Há vacina contra essa doença.

 

Reprodução permitida:

Apoio:

  • Radio Compartilhando o Saber.
  • Tecnologia da comunicação:

Levar ao público em geral informações sérias não tendenciosas, geradas por instituições ou pessoas que realmente se preocupam com a qualidade do conhecimento e acreditam que estes devem ser para todos.

Contato:

orlando@omelhordanatureza.com.br

www.facebook.com/orlando.vettorazzo

Contatos: Fixo. 11 – 4563-5831

Whats App – 11 – 9 8926 1683    

 

Deixe seu comentário