abril 22 2013 3Comentários

O Lixo – Tratamento e disposição

A poluição atmosférica causada pela queima do lixo a céu aberto e a contaminação de águas subterrâneas por substâncias químicas presentes na massa de resíduos, são exemplos típicos da ação nociva que o lixo exerce sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente.

LIXÃO

“Lixão” é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume, comprometendo os recursos hídricos. Acrescenta-se a esta situação o total descontrole quanto aos tipos de resíduos recebidos nestes locais, verificando-se até mesmo a disposição de dejetos originados dos serviços de saúde e das indústrias.
Comumente ainda se associam aos lixões fatos altamente indesejáveis, como a criação e pastagem de animais e a existência de catadores (os quais muitas vezes, residem no próprio local).

ATERRO CONTROLADO

 Esse método de disposição final de resíduos sólidos urbanos utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos, cobrindo-os com uma camada de material inerte ao final de cada jornada de trabalho.
Esta forma de disposição minimiza os impactos ambientais pois não causa danos ou riscos à saúde pública.

ATERRO SANITÁRIO

A concepção de aterro sanitário está relacionada ao tratamento dos resíduos sólidos. O lixo é acondicionado em solo compactado em camadas sucessivas e coberto por material inerte, também é realizada a drenagem de gases e percolados.
O processo de inertização dos resíduos é acelerado, minimizando e recuperando a área de deposição.
Em nível de disposição em aterros existem quatro linhas de tratamento para resíduos:
– tratamento por digestão anaeróbica;
– tratamento por digestão aeróbica
– tratamento por digestão semi-aeróbica
– tratamentos biológicos.

COMPOSTAGEM

                A compostagem dos resíduos orgânicos é uma dos métodos mais antigos de reciclagem, é um método natural onde os materiais geralmente considerados como “lixo orgânico” (restos de alimentos, aparas e podas de jardins, folhas, etc.) são transformados em um material humificado que pode ser utilizado em hortas e jardins.
Cientificamente o composto é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica em presença de oxigênio do ar.

INCINERAÇÃO

A incineração é uma forma de tratamento de resíduos onde os materiais são queimados em alta temperatura (acima de 900º C) em mistura com uma determinada quantidade de ar e um período pré-determinado, com o objetivo de transformá-los em material inerte, diminuindo simultaneamente o seu peso e volume.

 RECICLAGEM

É um processo através do quais materiais que se tornariam lixo são desviados para serem utilizados como matéria prima na manufatura de bens feitos anteriormente com matéria-prima virgem.
Um dos pressupostos básicos da reciclagem é a Coleta seletiva de lixo

Benefícios da reciclagem:
– Preservar os recursos naturais;
– Diminuir a poluição do ar e das águas;
– Diminuir a quantidade de resíduos a serem aterrados;
– Gera emprego através da criação de usinas de reciclagem.

Reprodução permitida:

Apoio:

  • Radio Compartilhando o Saber.
  • Tecnologia da comunicação:

Levar ao público em geral informações sérias não tendenciosas, geradas por instituições ou pessoas que realmente se preocupam com a qualidade do conhecimento e acreditam que estes devem ser para todos.

Contato:

orlando@omelhordanatureza.com.br

www.facebook.com/orlando.vettorazzo

Contatos: Fixo. 11 – 4563-5831

Whats App – 11 – 9 8926 1683    

3 comentários

  1. adorei, estou fazendo um trabalho sobre tratamento do lixo urbano na faculdade e gostei muito do seu artigo.

  2. Este material é muito interesante este para me estou a ajudar me muito!

  3. a pesquisa não é o lixo não o lixo são vcs que tem que se tratar sue bebadoss 😛 😀 :c

Deixe seu comentário