abril 22 2013 0Comentário

Troposfera – Estratosfera – Mesosfera

É a camada de ar que vai do solo até aproximadamente 12 km. O ar dessa camada contém poeira e gases poluentes. Os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam nesta camada. Aí também acontecem as tempestades, as trovoadas e os raios. Daqui são tirados o gás carbônico e o oxigênio para a fotossíntese.

Estratosfera:

Esta camada começa quando termina a troposfera e chega a 50 km de altitude. Nela é que os aviões e jatos navegam. O ar é rarefeito e a temperatura é em média -50° C.

A estratosfera contém o gás ozônio que serve para filtrar os raios ultravioletas que chegam a Terra, funcionando como um verdadeiro filtro.

Mesosfera:

Esta camada estende-se do Km 50 até 80 km de altitude, aproximadamente. A temperatura chega a -120° C. Os balões chegam à mesosfera. Eles são importantes para pesquisa meteorológica.

Termosfera:

Esta camada alcança cerca de 640 km acima da superfície terrestre. Sua temperatura é cerca de 1000 C. Aqui acontece a aurora boreal e austral.

Exosfera:

É a ultima camada atmosférica, onde o ar é extremamente rarefeito. Ela se inicia a uma altitude de cerca de500 Kme vai até mais de1000 Km. O gás predominante é o hidrogênio. A temperatura, durante o dia, ultrapassa os 2000° C; à noite, a temperatura cai para cerca de -270° C.

Composição do ar

O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, vapor d’água, micróbios e impurezas (como poeira e fuligem).

Os componentes do ar são:

Nitrogênio…………………….78%

Oxigênio……………………….21%

Gases nobres………………..0,39%

Gás carbônico……………….0,03%

O gás nitrogênio é absorvido do ar através de bactérias que vivem em raízes de leguminosas e transformam em sais minerais nitrogenados, como os nitratos.

O gás oxigênio serve para respiração de seres aeróbios. Ele também é um gás comburente.

Em contrapartida o oxigênio combinado com o ferro forma a ferrugem; este estraga carros, maquinas de lavar, geladeiras, etc. O gás carbônico é fundamental para a vida dos vegetais. É fundamental para a realização da fotossíntese. Esta produz glicose que fornece energia às plantas.

Massas de ar

Elas se formam em regiões de alta pressão e se dirigem a regiões de baixa pressão.

As massas de ar são grandes blocos de ar que se esticam horizontalmente por alguns milhares de quilômetros e verticalmente, por algumas centenas de metros ou até alguns quilômetros. As massas de ar que originam das regiões polares são frias; as que vêm das regiões tropicais são quentes.

Propriedades do ar

  • Compressibilidade

É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido.

  • Elasticidade

É a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume original, após a compressão.

  • Expansibilidade

É a propriedade que o ar tem de aumentar de volume ocupando todo o espaço disponível.

O ar possui também massa e pressão. Ela exerce pressão sobre a superfície terrestre. É a pressão atmosférica. Observamos ainda que o ar se movimenta, formando os ventos.

 

Reprodução permitida:

Apoio:

  • Radio Compartilhando o Saber.
  • Tecnologia da comunicação:

Levar ao público em geral informações sérias não tendenciosas, geradas por instituições ou pessoas que realmente se preocupam com a qualidade do conhecimento e acreditam que estes devem ser para todos.

Contato:

orlando@omelhordanatureza.com.br

www.facebook.com/orlando.vettorazzo

 

Contatos: Fixo. 11 – 4563-5831

Whats App – 11 – 9 8926 1683    

 

Deixe seu comentário