Oligoterapia

Os minerais são substâncias nutritivas indispensáveis ao organismo, pois promovem desde a constituição de osso, dentes, músculos, sangue e células nervosas até a manutenção do equilíbrio hídrico.

A oligoterapia é uma pratica terapêutica que utiliza os minerais nas várias formas de administração. A eficácia da oligoterapia tem o máximo rendimento na fase funcional do doente, pois faculta ao organismo as condições de restabelecer, por si próprio, o equilíbrio biológico.

A sistematização da oligoterapia, como técnica científica e confiável, deve-se aos estudos do Prof. Dr. Jacques Ménétrier, iniciados na França em 1932. E, graças à eficácia, tornou-se abrangente aos países da comunidade europeia, iniciando-se recentemente nos EUA e Brasil.

Minerais nosso de cada dia

O nosso corpo é formado por uma massa elétrica de intercâmbio de “íons” que ativam as enzimas, substâncias responsáveis pela complexa atividade química da célula viva. Nosso corpo “elétrico” utiliza os minerais para conduzir o fluxo ótimo destas atividades.

Se faltarem esses recursos o organismo fica em desequilíbrio, perdendo a imunidade e comprometendo todo o desenvolvimento físico e mental.

Os minerais estão presentes em mínimas quantidades em todos os alimentos, sendo eles, portanto, a fonte natural de onde os obtemos.

Uma adequada nutrição mineral é fundamental para a manutenção da saúde, crescimento, produção de energia, regulação metabólica, são exemplos da participação dos minerais nos estados fisiológicos humanos.

Entretanto, diversos fatores vêm provocando um agravamento nas deficiências nutricionais pré-existentes, assim como o aparecimento de enfermidades relacionadas. Estudos comprovam que ao longo dos anos os vegetais e toda a cadeia alimentar vêm perdendo seu conteúdo mineral.

Hoje pode se dizer que uma pessoa que come compulsivamente, come demais, pode ser explicado porque ela não encontra na unidade alimento-padrão os minerais que seu organismo necessita. Isso se chama fome oculta, apesar de fazer as refeições normalmente, seu organismo não funciona corretamente por falta de minerais.

Outros fatores podem desencadear a desmineralização orgânica, como por exemplo: dietas de baixas calorias, idosos, gestantes, usuários de determinadas drogas, diuréticos, habitantes de regiões com solo pobre em determinados minerais etc.

Estas deficiências minerais servem de base para o agravamento de um grande número de enfermidades.